Os Senhores Doutores não querem Fazer partos e fazem os bombeiros?
tron, 27.07.25
Há alguns dias atrás apareceu nos telejornais que alguns médicos entraram com pedidos de escusa para não realizarem partos, sabendo-se que em Portugal as urgências de obstetrícia e ginecologia são escassas e num país que se gaba de ser desenvolvido, não podem existir de forma sistemática partos em ambulâncias.
Partes destes mesmos doutores dão o dito cujo a dois tostões para emigrarem e muitos serem médicos da caixa numa qualquer aldeia do Reino Unido ou da Escandinávia onde o mais excitante que acontece são as trovoadas de inverno.
Como eles não querem fazer partos, tendo licenciatura em medicina, sobra para os bombeiros que apenas têm competências em primeiros-socorros e agora também têm que ser obstetras sem terem passado pelas faculdades de medicina.
Num país que se preocupa com a imigração e com as possíveis restrições legais e berra que é um retrocesso, eu como português acho que o verdadeiro retrocesso ver o regresso dos partos em casa e em ambulâncias que eram sistemáticos nas zonas mais afastadas de hospitais nos tempos do Estado Novo.
Ninguém tem coragem para bater com a mão na mesa e dizem aos senhores universitários que têm que trabalhar para o SNS em exclusivo durante alguns anos e deixa eles fazerem o que querem e quando baterem com a mão na mesa acabam uma de duas coisas: a falta de médicos ou a falta de vagas nas faculdades de medicina.
Mas coragem ninguém tem e a inacção política dá menos trabalho e dá para vender jornais, provocar discução nas redes sociais mas nada é feito sabe-se lá porquê e os meus impostos já tão mal geridos pelos vários governos são para ter um SNS funcional e não para preparar universitários que querem ficar ricos a serem médicos da caixa num buraco qualquer no norte da Europa.
Já querem que os bombeiros sejam parteiros... deem cursos de obstetricia aos bombeiros e com a merecida compensação financeira porque os senhores doutores estão a arranjar desculpas para não assitir a partos e têm que ser os que nunca meteram os presuntos na faculdade de medicina fazer o trabalho dos medicos...
Que belo Portugal que nós temos, que se preocupam com o que vem de fora, mas naquilo que nação tem falta ninguém faz nada e mandam frases que impacto que nada significam...
Ansi Parlait Nietzsche